quinta-feira, 1 de maio de 2008

A Morte de Hideto Matsumoto

Mesmo com todos estes trabalhos e com dois singles do Spread Beaver já programados para lançamento (PINK SPIDER e EVER FREE), inesperadamente, na manhã do dia 2 de Maio de 1998, hide foi encontrado enforcado na maçaneta da porta do seu quarto e faleceu, no mesmo dia, pelas 6 da manhã.
A imprensa destacou o caso como suicídio, mas a versão oficial diz que foi um infeliz acidente. A versão oficial diz que foi encontrada uma alta percentagem de álcool no seu sangue o que provavelmente o fez perder os sentidos logo após o banho. A toalha que tinha à volta do pescoço prendeu-se na maçaneta da porta e assim, permaneceu.
Foi socorrido imediatamente, mas, por falta de oxigênio no sangue, faleceu na ambulância a caminho do hospital.
Dado ao carácter misterioso da sua morte (com apenas 33 anos), muitas hipóteses se levantam, entre elas o assassinato ou a possibilidade de Matsumoto sofrer de depressão. (É preciso explicar que o cantor era alcoólatra). Ainda dentro desta hipótese, muitos acreditam que o single que gravara no dia antes da sua morte,
Pink Spider era uma carta de suicídio.
O funeral foi seguído por uma multidão de um quilometro e teve a presença de integrantes de várias bandas. O X JAPAN tocou, pela memorável última vez, a música FOREVER LOVE, no funeral.
No mesmo evento, Yoshiki proferiu um pequeno discurso direcionado aos fãs, no qual evidenciava o seu choque e profunda tristeza, bem como que apelava (para evitar eventuais represálias da morte de hide) para que o deixassem dormir eternamente, em paz. Estava visivelmente perturbado e practicamente não conseguía segurar o papel por onde leu, em parte;

««Estou muito chocado por saber da sua morte. Ainda não consigo acreditar no que aconteceu. Mesmo agora, eu o vi, ele está a dormir com uma cara muito bonita. Tentei acordá-lo várias vezes mas ele ainda está a dormir. Dos cinco de nós, ele era o mais calmo, que me dava bons conselhos quando eu estava irritado ou sentimental. É claro que, com toda esta pressão, também ele quase perdeu a sua identidade. Mas, por entre estes dias duros, ele tinha sempre tempo para me ligar. Falávamos do X, música, amigos, vida, fãs, quase tudo. Ele era como um irmão mais velho para mim mas também como um irmão mais novo. Bebíamos juntos e às vezes chateávamo-nos. Mas, no dia seguinte, ele aparecia ao pé de mim e dizia "Yoshiki, o que é que eu fiz a noite passada? Desculpa, não me lembro de nada!" Mas desta vez ele não veio ter comigo... está ainda a dormir. Para todos os amigos e fãs, todos vocês devem estar confusos. Eu não consigo expressar esta tristeza em palavras, mas todos devemos entender e aceitar esta dolorosa verdade. Todos... por favor vigiem o seu sono eterno calorosamente.»»
Existiu um museu, em Yokosuka, chamado de Hide Museum, que abriu em 2000 e foi destruído em 2006. Lá estavam expostos muitos dos itens pessoais de hide, como roupas, brinquedos, posters, guitarras, fotografias, desenhos, peluches entre outros.
Muitas porções das obras de Matsumoto estão ainda a ser publicadas bem reformuladas, alteradas e adaptadas por outros músicos.
Além de músico, hide colaborava com instituições de caridade e era conhecido pela sua simpatia para com os fãs. Consta que doou parte da sua medula óssea a uma fã que sofria de leucemia em estado terminal e tornou-se seu amigo, apresentando-a aos outros membros da banda e oferecendo-lhe bilhetes para os seus concertos. Sobre a jovem, cuja identidade se desconhece, sabe-se que ainda hoje é viva.
Dez anos após a sua morte, Hideto Matsumoto continua a ser lembrado e a servir de inspiração e ídolo a milhares de jovens em todo o mundo e é relembrado carinhosamente como mascote de todo um estilo musical.


Fonte: Wikipedia

2 comentários:

Cristina Serras disse...

e eu que nem sou muito fanatica pelo Hide, este post chocou-me!!!

Unknown disse...

Essa história é muito triste,não conhecia essa banda mais ouvi a música *forever love* sentir uma força linda nela foi ai que me enterecei nela e comecei a pesquisar.me apaixonei❤